Seja bem vindo –

Notícias

Checklist para Pais de Crianças com Apraxia de Fala na Infância – vocês estão cooperando com o processo de intervenção fonoaudiológica?


Post: Elaborado por Dra. Elisabete Giusti. Fonoaudióloga Infantil. Direitos Reservados.

I.Receber o diagnóstico de Apraxia de Fala pode trazer preocupação e apreensão, alguns pais se sentem paralisados, outros, apesar de ser difícil, respiram fundo e seguem em frente. Você está conseguindo seguir em frente?

II.Você sabe o que está sendo trabalhado nas Terapias Fonoaudiológicas?

III. Você está indo regularmente às terapias? Faltar ou chegar atrasado pode atrapalhar o trabalho.

IV.Você prepara seu filho para as terapias? O incentiva, explica que é importante para ele? Ou literalmente "coloca-o" no carro e o “despeja” no atendimento da Fono? Ele se alimentou? despertou? está atento para onde vai?

V.Você está cooperando com os aspectos do comportamento do seu filho ou filha? Você consegue colocar os limites necessários, você faz seu filho respeitar regras estabelecidas? Ele não sabe esperar? Você tem autoridade com ele?

VI.Você ajuda seu filho ser mais independente ou você sempre faz tudo por ele?

VII.Você está atento que ele está crescendo, que ele já não é mais um bebê? Que você precisa prepará-lo para ter autonomia, para não se frustrar por qualquer coisa?

VIII.Você está controlando a quantidade de tempo que ele assiste TV, brinca no celular, no tablet? Lembre-se que muito tempo com eletrônicos atrapalha também!

IX.Sua casa é organizada? Tem rotinas bem definidas? Você ensina para ele que é preciso organizar os brinquedos?

X.Você está cuidando da rotina do sono? Dormir tarde, pode prejudicar o rendimento dele no dia seguinte!

XI.Você está cuidando da alimentação? Excesso de açúcar, de gordura, de fritura, não faz bem para ninguém! Sejam modelos de alimentação saudável para seus filhos!

XII.Você entende o trabalho que está sendo feito ou delega apenas aos Profissionais? Ou delega isso também para a Babá ou Cuidadora dele?  Você está fazendo a sua parte nesse processo?

XIII.Você participa de algum grupo de apoio ou tem contato com outros pais? Isso ajuda muito, alivia muito saber que não estamos sozinhos!

XIV.Você tem senso-crítico? Ou seja, quando lê alguma matéria, ou quando fica sabendo de algum tratamento novo, ou de alguma outra terapia, você está sabendo ser crítico e analisar com cuidado se seu filho também precisa disso? Se será bom para ele? Não é porque outras crianças estão fazendo outros tratamentos, que seu filho também irá precisar ok? Converse com o Médico ou  Fonoaudióloga, ouça a opinião deles. Cuidado para não, desculpe a expressão, mas para não “dar tiro para todo lado e não acertar o alvo! ” Pode ser tempo perdido, pode ser investimento perdido, pode ser algo que não fará diferença nenhuma na vida do seu filho! Seja vigilante!
 
XV.Você consegue acompanhar o dia-a-dia na Escola? Você estabelece uma relação de parceria com Professora e Coordenadora da Escola? Participe ativamente da vida escolar dele!

XVI.Você tem um caderno ou agenda para se comunicar com a escola?

XVII. Você está cuidando de você? Pais estressados, impacientes, irritados, cansados, complica o processo!
Se você é MÃE...você consegue envolver o pai ou seu companheiro nesse processo?
E se você é PAI...você está conseguindo apoiar e ajudar sua esposa ou companheira?

XX.PAI e MÃE precisam ser parceiros...culpar, julgar, reclamar...só distancia ainda mais! Deixar outro mais pesado não levará a lugar nenhum! Tentem ser empáticos, coloquem-se um no lugar do outro. Respeite a forma como o outro reage às dificuldades...não somos iguais!

XXI.Você tem uma relação de confiança e respeito com o Profissional? Nós profissionais, percebemos quando os pais não estão valorizando nosso trabalho...é muito desmotivador...pensamos até em sair do caso, muitos não saem em respeito ao Paciente!

XXII. Vocês estão cuidando das outras necessidades do seu filho ou estão focados APENAS na fala? Eles precisam também de outras coisas, antes da APRAXIA, existe uma criança!

XXIII. As consultas médicas (Pediatra, Neuropediatra, Otorrino, Psiquiatra, etc..) estão em dia? As vacinas estão em dia? Quando os médicos solicitam retornos, vocês respeitaram essa conduta?

Querido Pais, obrigada por lerem este Post! Precisamos muito de vocês. Seu filho/filha também precisa muito de vocês. Acreditem, participem, sacudam a poeira, respirem fundo e sigam acreditando sempre! Não fiquem pensando no que deixaram de fazer ou se sentindo culpados, olhem para frente. Sejam positivos. Nunca percam a esperança e acreditem genuinamente em seus filhos! Confie também no feeling se vocês! Ninguém conhece melhor o filho de vocês, senão vocês mesmos! O fato de não falar ou falar com dificuldade não os fazem menos crianças, menos humanos, menos inteligentes, menos especiais. Abraço apertado e cheio de força em vocês! Dra. Elisabete Giusti. Direitos Reservados.
 
 

Outros Tratamentos

Últimos artigos

veja todas as noticias

E-mail: contato@atrasonafala.com.br

Endereço: Avenida Jamaris , 100 - Cl 402 - Moema [ver mapa]