Seja bem vindo –

Notícias

Distúrbios de Linguagem & Transtornos de Aprendizagem

É muito comum, crianças que apresentam atraso ou alteração no desenvolvimento da fala e da linguagem apresentarem consequentemente, problemas futuros de aprendizagem.

Crianças com problemas de aprendizagem em decorrência de alterações de linguagem, apresentam dificuldades que comprometem o seu desempenho em situação em sala de aula.
Alteração no desenvolvimento da fala e da linguagem pode ocasionar déficits linguístico-cognitivos, o que leva à criança ao fracasso escolar.

Crianças com distúrbios no desenvolvimento da fala e da linguagem podem apresentar fala ininteligível (troca de sons na fala), dificuldades na elaboração de frases, dificuldades na elaboração oral (dificuldade para relatar fatos, histórias), podem apresentar um vocabulário pobre, déficits de memória, etc. Estas dificuldades na oralidade podem prejudicar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, caracterizadas por processamento mais lento das informações, dificuldades de alfabetização (não compreendem a relação letra-som), dificuldade de compreensão, dificuldade de acesso ao léxico (pobre conhecimento semântico), dificuldade em aprender o alfabeto, lembrar-se que canções, números, nome das cores, dias da semana.
Crianças com fracasso escolar também podem apresentar problemas emocionais (baixa auto-estima, insegurança), desmotivação (muitas podem até chorar, dizendo que não querem ir à escola), prejuízo na interação com os colegas e com a professora e problemas de comportamento (podem ser agressivas ou sofrerem “bullyng” na escola).

Por isso, o diagnostico e a intervenção precoce nos atrasos de fala e de linguagem são tão importantes. O que hoje pode ser um atraso na fala, futuramente poderá resultar em uma dificuldade escolar com consequências emocionais e comportamentais.

O Fonoaudiólogo deve estar sempre atento às queixas de atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem. Além do trabalho com os aspectos da linguagem oral, também é necessário acompanhar as habilidades de leitura, escrita e de adaptação escolar.

Fique atento! Se você acha que seu filho tem um atraso na fala, não deixe de procurar um Fonoaudiólogo Especialista, para que no futuro, a aprendizagem escolar, também não fique comprometida!

Texto elaborado por: Dra. Elisabete Giusti

 

 

 

Outros Tratamentos

Últimos artigos

veja todas as noticias

E-mail: contato@atrasonafala.com.br

Endereço: Avenida Jamaris , 100 - Cl 402 - Moema [ver mapa]