Seja bem vindo –

Notícias

Intervenção precoce: Por que é tão importante?


O Hanen Centre,  fundado há 35 anos, é uma Organização Canadense que tem como missão fornecer aos pais, cuidadores, educadores e fonoaudiólogos conhecimento e formação para ajudar as crianças a desenvolverem a linguagem, as habilidades sociais e de alfabetização, incluindo as crianças com ou sem risco de atrasos de linguagem.

Recentemente, publicaram um texto sobre porque é tão importante intervir precocemente nos atrasos de linguagem.
Os primeiros anos de vida são os mais importantes para a aquisição e desenvolvimento das competências lingüísticas. Isso porque o cérebro do seu filho está se desenvolvendo rapidamente durante este período e com isso ele torna-se mais sensível e receptivo para as experiências de estimulação.
Desde o nascimento as crianças adquirem e desenvolvem a linguagem por meio da participação da interação com os adultos importantes em suas vidas (pais, avós, tios, etc). Quando uma criança envia uma mensagem, seja por meio de um gesto, um olhar, um som ou uma palavra, as respostas e o comportamento dos pais ou dos adultos, servem como feedback útil para reforçar a sua aprendizagem. Esse feedback responsivo é um ingrediente essencial no processo de aprendizagem da linguagem para cada criança.
No entanto, se uma criança está se comunicando menos do que outras crianças de sua idade, esse feedback por parte dos pais, pode não acontecer. Uma criança que não está falando ou está falando menos, os adultos naturalmente tendem a se comunicar menos com ela. Uma criança com atraso no desenvolvimento da linguagem não participa plenamente dessas situações e atividades comunicativas e com isso, o atraso pode tornar-se ainda mais acentuado.
Por isso, é tão importante não esperar. Se os pais perceberem qualquer sinal de que as habilidades comunicativas e de linguagem não estão se desenvolvendo conforme o esperado, é importante procurar ajuda. Alguns pais até são orientados ou avisados de que seu filho provavelmente vai “crescer com isso” ou que “com o tempo isso passa” e eles simplesmente ficam aguardando a recuperação. Mas um “esperar para ver” significa que o tempo precioso pode ser perdido durante essa fase crítica de aprendizagem.
Por outro lado, se uma criança com atraso recebe apoio extra dos adultos próximos, como os pais, os avós, a babá ou até mesmo, inicia um programa de estimulação de linguagem com um fonoaudiólogo especialista na área,  ele pode ter ganhos significativos. Intervenção precoce em linguagem é extremamente importante para estas crianças para ajudarem-na a  desenvolver as habilidades de comunicação necessárias para o sucesso futuro em suas vidas acadêmica e pessoal.
Simplificando, quanto mais cedo uma criança recebe a ajuda que precisa, melhor será o resultado quanto ao desenvolvimento da linguagem.
Fique atento aos sinais de alterações e procure um Fonoaudiólogo para uma avaliação e para receber orientações de como ajudar e estimular o desenvolvimento da linguagem do seu filho. 
 
Texto elaborado/traduzido por: Dra. Elisabete Giusti
 
Referência: The Hanen Centre:   www.hanen.org
 

Outros Tratamentos

Últimos artigos

veja todas as noticias

E-mail: contato@atrasonafala.com.br

Endereço: Avenida Jamaris , 100 - Cl 402 - Moema [ver mapa]