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Desenvolvimento da Linguagem e seu impacto social e emocional

O desenvolvimento da fala e da linguagem é fundamental para a vida social. Crianças que apresentam dificuldades nesse desenvolvimento têm mais riscos para apresentar problemas psicossociais. Há fortes evidências da associação entre comprometimentos de fala e de linguagem e transtornos psiquiátricos.

Algumas alterações de linguagem, como o Distúrbio Específico de Linguagem, podem persistir até a idade adulta. Jovens que têm comprometimentos de linguagem freqüentemente têm também dificuldades sociais e podem ser alvo de bullying ou ser socialmente excluídos por seus pares.

O Ottawa Language Study (OLS) é o primeiro estudo populacional envolvendo crianças com comprometimentos de linguagem que foram acompanhadas até a idade adulta. Neste estudo, crianças com comprometimento de linguagem apresentaram taxas significativamente altas de problemas comportamentais e de distúrbios psiquiátricos, especialmente ansiedade. Houve ainda, maior ocorrência de fobia social e distúrbios de personalidade antissocial.

Além disso, o estudo revelou que o grupo com comprometimento de linguagem teve maior dificuldade para concluir o ensino médio ou uma faculdade e que freqüentemente haviam escolhido empregos em áreas que não exigiam muita habilidade verbal.

Crianças com comprometimento de linguagem apresentam déficits imediatos e de longo prazo nas áreas lingüística, cognitiva, social e acadêmica.

Os Fonoaudiólogos que atuam na área de Linguagem Infantil devem divulgar e esclarecer à comunidade geral e a outros profissionais o quanto é importante a intervenção precoce nos transtornos de linguagem, que podem persistir até a idade adulta e conseqüentemente, ocasionar dificuldades em outras áreas.

Texto elaborado por: Dra. Elisabete Giusti

Referência Consultada: Desenvolvimento da linguagem e seu impacto sobre o desenvolvimento psicossocial e emocional da criança. Enciclopédia sobre o desenvolvimento na primeira infância, 2011.

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