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A Autora

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 Formação Acadêmica:

  • Graduada em Fonoaudiologia – Universidade Estadual Paulista (UNESP);
  • Especialização em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP);
  • Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Doutorado concluído em 2007. 
  • Terapeuta com Certificação no Método Hanen (Programa de Orientação voltado aos Pais –  Como os pais podem ajudar no processo de desenvolvimento da linguagem) pelo Hanen Centre – Canadá. 
  • Apraxia Profissional Friend - Associada à Associação Norte Americana de Apraxia de Fala na Infância. Experiência com crianças com Apraxia de Fala.
  • Terapeuta com Formação no Método PROMPT (Nível I e Nível II) pelo The Prompt Institute, EUA. Técnica indicada para crianças com distúrbios motores da fala (Apraxia e Disartria). 
Experiência Profissional

 Fonoaudióloga Clínica, com experiência clínica na área de desenvolvimento da fala e da linguagem; 
 Coordenadora / Supervisora da Equipe Interdisciplinar de Triagem e Avaliação Diagnóstica da APAE de Limeira, SP (Desde 1999).
 Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Departamento de Linguagem Infantil. Pesquisadora Associada e Colaboradora no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações (Curso de Fonoaudiologia, USP/SP de 2000 a 2012). 

Consultório: localização: Avenida Jandira 295, sala 708. Bairro: Moema - São Paulo. 

Prêmios e Títulos Recebidos

 2002: Recebeu a indicação de melhor trabalho científico na categoria Tema Livre, pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
 2007: Recebeu o título de Doutora em Lingüística, pela Universidade de São Paulo. 
 2007: Recebeu o título de Melhor Pôster Científico na área de Linguagem Infantil, pela International Association of Logopedics and Phoniatrics.
 2007: Recebeu o Prêmio “Excelência em Fonoaudiologia” pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
 2008: Recebeu a Menção Honrosa pelo pôster científico: “Perfil comunicativo de crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem”, pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
 2008: Recebeu o Prêmio “Helena Antipoff” pelo melhor trabalho científico, pela Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins.

Atuação Profissional

Atendimento Clínico  à: Lactentes, Crianças na Idade Pré-Escolar, Escolar e Adolescentes.

Avaliações diagnósticas, acompanhamento do desenvolvimento da fala e da linguagem, terapia fonoaudiológica e orientação aos pais e responsáveis. 

Atendimento Clínico

Atendo no meu consultório (Bairro de Moema, São Paulo, Capital). Realizo avaliação, orientação e intervenção terapêutica.

Inicialmente é realizada uma Avaliação Fonoaudiológica completa e detalhada, para se chegar ao diagnóstico e definição de conduta.

Quando houver indicação de atendimento fonoaudiológico, é realizado um planejamento terapêutico individual, com metas e objetivos a serem alcançados. 

Seguimento da Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Oral

Algumas crianças apresentam fatores de risco para apresentarem alterações no desenvolvimento da linguagem, tais como: prematuridade, infecções freqüentes de ouvido (otites recorrentes), dificuldades de socialização, bilingüismo, etc.

Nestes casos, é importante que haja um acompanhamento quanto à aquisição e desenvolvimento da linguagem, realizado por meio de reavaliações periódicas (trimestrais, semestrais ou anuais). Nestas reavaliações, os pais e/ou responsáveis recebem orientações específicas de como auxiliar neste processo. 

Orientação / Suporte Familiar

Os pais e ou responsáveis pela criança devem receber orientações, dicas de estratégias de como podem ajudar no processo de desenvolvimento da fala e linguagem e o que não devem fazer (atitudes que não favorecem o desenvolvimento).

Muitas vezes, os pais não colaboram por não saberem como ajudar e o Fonoaudiólogo deve ajudá-los neste processo.

Existem muitas formas de ajudar e para cada família, elaboro um Programa de Orientação, com dicas e atitudes para auxiliar no desenvolvimento da fala e da linguagem oral.  

Orientação / Acompanhamento Escolar

Crianças com alterações no processo de desenvolvimento da fala e da linguagem podem apresentar dificuldades de aprendizagem, de adaptação escolar e relacionamento/socialização. Realizo visitas às Escolas / Colégios para orientação e acompanhamento do desempenho escolar da criança e/ou adolescente. Os professores e coordenadores pedagógicos são orientados em como ajudar e quais as adaptações necessárias. 

Também realizo treinamentos específicos  às Escolas, aos Professores, Coordenadores Pedagógicos, Equipe de Apoio e aos Pais  (Palestras, Treinamentos, Mini-Cursos, Supervisão).

Sugestão de alguns temas que podem ser abordados: 

- Desenvolvimento normal e alterado da linguagem oral. Quais os aspectos necessários para o adequado desenvolvimento da fala e da linguagem? 

- Falta de estímulos adequados e o atraso no desenvolvimento da fala. O que fazer? Pais que trabalham o dia todo - isso pode prejudicar a aquisição e o desenvolvimento da linguagem? Babás podem ajudar? Como? 

- Como diferenciar um atraso "ambiental", por falta de estímulos de um transtorno específico para desenvolver a fala e a linguagem? O que os professores devem observar? 


- Como identificar sinais de possíveis alterações? Quando encaminhar uma criança para uma avaliação? 


- Linguagem oral, alfabetização, leitura e escrita - quais as relações entre estas habilidades? 


- Meu aluno não aprende, o que devo fazer? O que são os transtornos de aprendizagem? 


- Tenho um  aluno é disléxico e agora? 


- Inclusão de alunos com necessidades especiais: Como fazer? 

Entre e contato e consulte a disponibilidade em sua Escola ou Colégio. Organizo palestras, cursos e grupo de estudos. Palestras para professores e pais. 


 

Supervisão

Se você é Fonoaudiólogo ou Profissional da área da Educação e tem dúvidas a respeito dos temas aqui abordados, agende uma supervisão (discussão de casos, avaliação e planejamento terapêutico).

Cursos de Curta-Duração / Palestras / Grupo de Estudos

Realizo cursos, palestras e grupo de estudos. Temas relacionados à identificação precoce de alterações no processo de desenvolvimento da fala e da linguagem, avaliação e diagnóstico diferencial dos transtornos específicos, intervenção terapêutica e orientação familiar  e escolar. 

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